H2AC

Como Certificar?

Como certificar o Sitema de Gestão de Qualidade (SGQ) da sua empresa

Para iniciar um processo de certificação e/ou elaboração de um sistema de gestão da qualidade (SGQ) a empresa deverá inicialmente decidir qual tipo de norma se encaixa no seguimento de sua empresa.

Um exemplo de norma que se aplica a todos os seguimentos, é a norma ISO 9001:2000 - Requisitos para Sistema de Gestão da Qualidade, que especifica os requisitos necessários para implementação de um SGQ.

A empresa deve seguir os seguintes passos para a certificação de um SGQ:

1. TOMAR A DECISÃO DE CERTIFICAR A EMPRESA;

Esta decisão deve ser tomada pela alta-direção (administração da empresa), e ser difundida para todas as áreas da empresa, informando quais serão os passos para almejada certificação, as etapas a serem seguidas e as dificuldades encontradas, bem como os impactos desta certificação frente aos ajustes dos processos e o monitoramento dos mesmos, os quais devem ser dirigidos sempre para a satisfação do cliente.

Solicite uma visita da H2 Assessoria e Consultoria.

Já nesta etapa a alta direção deverá eleger o Representante da Direção (RD), bem como a equipe de implementação com seus respectivos gestores de área.

2. ADQUIRA AS NORMAS DA SÉRIE ISO 9000 (NBR ISO 9000:2000, NBR ISO 9001:2000 e NBR ISO 9004;2000);

A série ISO 9000 é um conjunto de normas estabelecidas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que tem o intuito de certificar seus sistemas de gestão da qualidade através de organismos de certificação tais como a SGS - Société Générale de Surveillance, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, SAS Certificadora, DNV, A.B.S, Loyds, ou Bureau Veritas Quality International, entre outros.

As normas da série ISO 9000 foram elaboradas através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente.

A série ISO 9000 não estabelece metas que devem ser atendidas pelas empresas a serem certificadas, sendo que no desenvolvimento ou adequação do sistema para atingir estes requisitos, a empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas.

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Normalização.

Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países.

Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.

No Brasil, o órgão regulamentador da ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) A ISO 9000 é um modelo de padronização.

A organização deve seguir alguns passos e atender alguns requisitos da ISO 9001 para serem certificadas, dentre esses requisitos podemos citar:

• Padronização de todos os processos chaves do negócio, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente;

• Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios;

• Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;

• Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; e

• Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.

3. IDENTIFICAR OS PROCESSOS EXISTENTES NA EMPRESA E A SUA SEQÜÊNCIA E INTERAÇÕES;

A equipe da H2- Assessoria e Consultoria em conjunto com o RD e Gestores de Área irá definir os processos relacionados e suas interações, de acordo com o escopo definido pela alta direção, nesta etapa serão abordados:

• Sistemática de implementação
• Responsáveis pela implementação
• Estrutura da Documentação

4. DEFINIR A POLÍTICA E OS OBJETIVOS DA QUALIDADE;

A H2- Assessoria e Consultoria irá definir juntamente com a alta direção da empresa a:

  • Política da Qualidade;
  • Objetivos da Qualidade.

5. ASSEGURAR A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS E OS MEIOS PARA COMUNICAR A TODOS OS NÍVEIS DA EMPRESA;

Um representante da H2 Assessoria e Consultoria, juntamente com a alta direção e seu respectivo RD deverá estabelecer e disponibilizar recursos para o desenvolvimento das ações que serão implementadas, bem como material didático, recursos humanos, bem como sala de reuniões e/ou treinamento, processo produtivo da empresa, documentos, organograma estrutural, etc... .

6. IMPLEMENTAR AS AÇÕES NECESSÁRIAS

A H2- Assessoria e Consultoria iniciara nesta etapa as reuniões de estruturação e implementação do SGQ com os envolvidos diretos dos processos, o RD e os respectivos Gestores de Área.

Nesta etapa deverão ser abordados itens de suma importância para a implantação formal do SGQ, sendo estes elaborados através de procedimentos operacionais, processos produtivos, fluxogramas ou ferramentas apropriadas para cada propósito. Dentre as ações que deverão ser desenvolvidas estao:

  • Desenvolver instruções e procedimentos eficazes do sistema de qualidade de acordo com as exigências das leis e normas;

  • Organograma;

  • Responsabilidade e Autoridade;

  • Recurso Financeiro e Pessoal;

  • Auditoria da Qualidade;

  • Controle de documentos e registros;

  • Controle de compras;

  • Identificação e rastreabilidade;

  • Controles de processos e produção;

  • Gestão de equipamentos;

  • Não – conformidades;

  • Ações corretivas e preventivas;

  • Manuseio, armazenamento, distribuição e instalação;

  • Assistência técnica;

  • Técnicas estatísticas de análise e monitoramento;

  • Manual da Qualidade;
  • Treinamento dos Auditores internos.

 

7. AUDITORIA INTERNA PARA AVALIAR SE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM ADEQUADAS PARA ATINGIR OS RESULTADOS PLANEJADOS;

A equipe da H2 Assessoria e Consultoria irá conduzir uma auditoria interna integral juntamente com os auditores internos treinados pela H2 Assessoria e Consultoria e avaliados para que sejam eficientemente aptos a avaliar as áreas que contemplam o escopo do SGQ de acordo com a norma NBR ISO 9001:2000.

Esta auditoria visa avaliar o SGQ implementado em sua totalidade a adequação, bem como a implementação dos processos em relação a norma, leis e diretrizes que dizem respeito ao seguimento empresa.

Ao final desta auditoria é elaborado um relatório o qual aponta de forma eficiente as etapas dos processos que devem ser adequadas para atender os requisitos da norma.

8. SELECIONAR O ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO;

A empresa com o apoio da H2 Assessoria e Consultoria deverá contratar um organismos de certificação o qual irá avaliar o SGQ da empresa.

A escolha da empresa é uma etapa importante da certificação, pois devem levar em consideração a experiência dos auditores da empresa certificadora no seguimento da empresa, custo e localização geográfica.

Existem várias empresas certificadoras como a SGS - Société Générale de Surveillance, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, SAS Certificadora, DNV, A.B.S, Loyds, ou Bureau Veritas Quality International, entre outros.

9. ELABORAR O DOSSIÊ DE CANDIDATURA;

Após decidir qual será a empresa certificadora, deverá ser seguido o processo de candidatura, o qual solicita várias informações a empresa, bem como alguns documentos do SGQ elaborados, como o escopo da empresa, o manual da qualidade, o responsável pela empresa e pelo SGQ.

Neta etapa a H2 Assessoria e Consultoria dará suporte a empresa para definir qual a melhor data ou período da auditoria de certificação, tomando como base o relatório de auditoria interna, e os ajustes que devem ser realizados no SGQ para sua adequação.

10. AUDITORIA EXTERNA EFETUADA PELO ORGANISMO DE CERTIFICAÇÃO;

A H2- Assessoria e Consultoria fará o acompanhamento da auditoria externa realizada pela empresa certificadora, dando apoio ao RD e Gestores de Áreas durante toda a auditoria.

Ao final da Auditoria é estabelecida se a empresa atende os requisitos estabelecidos da norma, e indica a empresa para a certificação na referida norma.

Após a auditoria de concessão pelo Organismo de Certificação e uma vez certificadas, as empresas para manter a certificação têm auditorias de acompanhamento anuais e ao fim de três anos uma auditoria de renovação.


Solicite uma proposta clicando aqui.