H2AC

Programa de Gestão de Qualidade

Implantação de Programa de Gestão da Qualidade
(ISO 9000)

A série ISO 9000 é um conjunto de normas estabelecidas que formam um modelo de gestão da qualidade para organizações que tem o intuito de certificar seus sistemas de gestão da qualidade através de organismos de certificação tais como a SGS - Société Générale de Surveillance, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, SAS Certificadora, DNV, A.B.S, Loyds, ou Bureau Veritas Quality International, entre outros.

As normas da série ISO 9000 foram elaboradas através de um consenso internacional sobre as práticas que uma empresa pode tomar a fim de atender plenamente os requisitos de qualidade do cliente.

A série ISO 9000 não estabelece metas que devem ser atendidas pelas empresas a serem certificadas, sendo que no desenvolvimento ou adequação do sistema para atingir este requisitos, a empresa é quem estabelece as metas a serem atingidas.

A sigla ISO denomina a International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Normalização.

Ela é uma organização não governamental que está presente hoje em cerca de 120 países.

Esta organização foi fundada em 1947 em Genebra, e sua função é promover a normatização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas, para que a qualidade dos produtos seja sempre melhorada.

No Brasil, o órgão regulamentador da ISO chama-se ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A ISO 9000 é um modelo de padronização. A organização deve seguir alguns passos e atender alguns requisitos da ISO 9001 para serem certificadas, dentre esses requisitos podemos citar:

• Padronização de todos os processos chaves do negócio, processos que afetam o produto e conseqüentemente o cliente;

• Monitoramento e medição dos processos de fabricação para assegurar a qualidade do produto/serviço, através de indicadores de performance e desvios;

• Implementar e manter os registros adequados e necessários para garantir a rastreabilidade do processo;

• Inspeção de qualidade e meios apropriados de ações corretivas quando necessário; e

• Revisão sistemática dos processos e do sistema da qualidade para garantir sua eficácia.

As normas que contemplam a série ISO 9000 são:

  • ABNT NBR ISO 9000:2000: Descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para estes sistemas.
  • ABNT NBR ISO 9001:2000: Especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, onde uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis, e objetiva aumentar a satisfação do cliente.
ABNT NBR ISO 9004:2000: Fornece diretrizes que consideram tanto a eficácia como a eficiência do sistema de gestão da qualidade. O objetivo desta norma é melhorar o desempenho da organização e a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.

 


Solicite uma proposta clicando aqui.