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Programa 5S

Programa 5S

O Programa 5S é uma prática desenvolvida no Japão sendo uma das mais importantes ferramentas de qualidade a ser implantada em empresas que necessitam iniciam seus processos de gestão, boas práticas.

Por consistir em um modelo comportamental está intimamente ligada a critérios pessoais que entre outros itens aborda os esforços da organização em criar e manter um ambiente que conduza à excelência no desempenho, à plena participação e ao crescimento do individuo e da instituição.

Conceito

O "Programa 5S" foi desenvolvido no Japão, concebido por Kaoru Ishikawa em 1950 com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.

Objetivo

Manter a empresa limpa e zelar pelo local de trabalho para alcançar a motivação, segurança, qualidade e produtividade, com base no pensamento enxuto: fazer cada vez mais com cada vez menos - menos esforço humano, menos equipamento, menos tempo e menos espaço - e, ao mesmo tempo, aproximar-se cada vez mais e oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam.

Suas ações iniciais são de natureza mecânica: classificar, ordenar e limpar.

Essas práticas promovem a imediata mudança do ambiente físico em torno da pessoa.

Suas conseqüências são as profundas mudanças nas relações das pessoas consigo mesma, com os outros e com a natureza.

É importante lembrar que para implantar o Programa 5S, não basta apenas traduzir os termos e estudar sua teoria e aplicar seus conceitos.

Sua essência é mudar atitudes, pensamento e comportamento pessoal, visando melhorar o ambiente de trabalho, a saúde física e mental dos empregados e o sistema da qualidade.

Sensos – São 5 conceitos simples:

Seiri- DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário.

Seiton- ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar.

Seisso- LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.

Seiketsu- SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho.

Shitsuke- DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.

1º S - Seiri – Senso de Liberação de Áreas
Lema: "Só tenha as coisas realmente necessárias"

RESULTADOS
• Desocupa espaços.

• Torna mais visíveis os materiais realmente utilizados.

• Torna o ambiente mais claro, confortável e fácil de limpar.

• Evita a compra desnecessária de materiais.

• Aumenta a produtividade.

• Prepara o ambiente para a segunda fase.

2º S - Seiton – Senso de Organização
Lema: "Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar"

RESULTADOS
•Racionaliza os espaços.

•Facilita o acesso aos materiais e equipamentos, reduzindo o tempo de busca.

•Evita estoque em duplicidade.

•Racionaliza a execução das tarefas.

•Melhora o ambiente de trabalho, reduzindo o esforço físico e mental.

•Prepara o ambiente para a terceira fase.

3º S - Seisso – Senso de Higiene e Limpeza
Lema: "O desafio é não sujar para não precisar limpar"

RESULTADOS
•Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado: manter o local de trabalho limpo é tarefa de todos, não apenas do pessoal da limpeza.

•Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável.

•Melhora a imagem do setor, da instituição e, por extensão, dos seus funcionários.

•Incrementa a qualidade de vida na instituição.

•Prepara o ambiente para a quarta fase.

4º S - Seiketsu – Senso de Saúde
Lema: "A saúde é a ponte que liga todos os sensos ao da disciplina"

RESULTADOS
•Reduz acidentes.

•Melhora a saúde geral dos funcionários.

•Eleva o nível de satisfação dos funcionários.

•Facilita as relações humanas.

•Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários.

•Prepara o ambiente para a quinta fase.

5º S - Shitsuke – Senso da Disciplina
Lema: "Manter e praticar de forma correta e contínua tudo aquilo que está determinado, transformando o 5S num modo de vida".

RESULTADOS
•Elimina a necessidade do controle autoritário e imediato.

•Facilita a execução das tarefas.

•Aumenta a possibilidade de obtenção de resultados de acordo com o planejado.

•Possibilita o autodesenvolvimento pessoal e profissional.

•Incrementa a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais.

•Prepara a instituição e os seus funcionários para a implantação de Programas da Qualidade mais abrangentes.


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